IBGE vai investigar vício em apostas no Brasil
O Ministério da Saúde vai investigar o impacto do vício em apostas on-line na saúde mental e familiar da população brasileira. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pasta do Governo Federal vai incluir perguntas sobre apostas no próximo levantamento nacional de saúde, previsto para 2025.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em audiência pública no Senado nesta quarta-feira (11), o estudo visa compreender os hábitos da população.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta um aumento significativo nos casos de ludopatia, ou vício em jogos de azar. Dados recentes mostram que, até agosto de 2024, 896 pessoas buscaram atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar desse problema, superando os 841 atendimentos registrados em todo o ano de 2022.
A expectativa é que, mantendo-se a tendência, mais de 1.300 brasileiros procurem tratamento até o fim do ano. Em resposta a questionamentos de senadores, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a realização de uma campanha massiva para conscientizar a população sobre os riscos do vício em apostas on-line.
“Eu comparo muito essa situação com o caso dos cigarros eletrônicos. Eu defendo que a gente faça uma campanha sistemática.”
Dados do Ministério da Saúde também revelam que o comportamento obsessivo com apostas afeta mais mulheres do que homens. Entre os 896 atendimentos registrados em 2024, 515 foram realizados em mulheres, representando 57% do total. Geograficamente, São Paulo lidera os casos, seguido por Rondônia e Goiás.
O que é ludopatia?
A ludopatia, ou Transtorno do Jogo, trata-se de uma doença real, reconhecida nos principais manuais de diagnóstico, como o DSM-5 e o CID-11, e influenciada por diversos fatores além da responsabilidade pessoal.
A falta de suporte e de políticas preventivas por parte do governo deixa os jogadores vulneráveis ao desenvolvimento do vício.
Governo Federal cria grupo de prevenção à ludopatia
Nesta semana, o governo federal anunciou a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial de Saúde Mental e de Prevenção e Redução de Danos do Jogo Problemático. A iniciativa tem como objetivo formular e implementar ações voltadas à prevenção, redução de danos e assistência a pessoas vulneráveis ou afetadas pelo vício em jogos.
O grupo será composto por representantes dos Ministérios da Fazenda, Saúde, Esporte e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Entre suas atribuições estará a elaboração de um Plano de Ação abrangente, que incluirá políticas públicas, ações administrativas e medidas regulatórias para enfrentar o problema.