+18 Jogue com responsabilidade. Inclui conteúdo comercial. Saiba mais
A importância do treinamento em Jogo Responsável para colaboradores de casas de apostas
A Portaria SPA/MF n.1231 estabelece que há obrigatoriedade das empresas investirem em treinamentos especializados em jogo responsável para sua equipe de trabalhadores, mesmo que esses trabalhadores sejam terceirizados.
É uma medida muito importante para garantir que a equipe conheça a Política de Jogo Responsável da casa, as ferramentas disponíveis para recomendar para seus usuários e saiba identificar sinais de jogo problemático e jogo patológico, a fim de intervir de forma eficaz nessas situações.
Levando a responsabilidade das empresas de fornecer esse treinamento, a portaria mostra que o jogo responsável não é uma prática dispensável, mas sim algo obrigatório para todos que estejam envolvidos com o jogo, dos operadores aos atendentes.
Essa importância que a portaria e a lei trazem do jogo responsável é fundamental para evitar pessoas despreparadas ao lidar com usuários que sofrem as consequências do jogo problemático ou patológico. Serve também para evitar que o time de marketing cometa abusos e campanhas antiéticas como as suspensas pelo CONAR recentemente.
Agora é parte fundamental para que essa obrigatoriedade tenha efeito que as empresas responsáveis pelos treinamentos não se limitem a definir o que é jogo responsável.
“É preciso que as bets forneçam um treinamento capacitante, tragam informações, elementos e exemplos práticos para que a equipe entenda as nuances do jogo responsável e sua importância.”
O SOS Jogador é uma das instituições que já oferecem esse tipo de treinamento especializado, contando na sua equipe com profissionais com experiência na indústria dos jogos de azar e profissionais da saúde com vasta experiência no contato com pessoas que lidam com problemas relacionados aos jogos.
Com a obrigatoriedade dos treinamentos, novas empresas surgirão, oferecendo maior qualificação aos trabalhadores do setor, trazendo um compromisso mais ético com seus usuários e tentando diminuir as consequências negativas que a prática do jogo pode trazer à sociedade.